Ômicron avança e sexto caso vem do RS

Maria Eduarda Cardim
postado em 04/12/2021 00:01

Um novo caso da variante ômicron do novo coronavírus foi confirmado ontem. O registro vem de Santa Cruz do Sul (RS): uma mulher que voltou de viagem da África do Sul, na última semana, testou positivo. Ela havia recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 e apresentou febre. Assim, trata-se do sexto caso da nova cepa no Brasil, que tem outros três confirmados em São Paulo e mais dois no Distrito Federal.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizou o sequenciamento genômico completo do vírus em tempo recorde, já que recebeu a amostra da paciente gaúcha no início da tarde da última quinta-feira. "A mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município", assegurou a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Também na quinta-feira, o Ministério da Saúde informou que havia oito casos em investigação, mas nenhum deles se referia ao Rio Grande do Sul. Seis deles eram do Distrito Federal, mas foram descartados. Os outros dois são do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O Ministério da Saúde, porém, resiste em adotar a exigência do comprovante de vacinação completa contra a covid-19 para a entrada de viajantes no Brasil — conforme recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, classificou a questão como um "assunto sensível" — isso porque a medida vem sendo atacada pelo presidente Jair Bolsonaro e por seus apoiadores.

Ainda assim, o passaporte de imunização será discutido na próxima segunda-feira, quando está prevista a realização de uma reunião entre a Anvisa, a Casa Civil e os ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e Infraestrutura. A expectativa é de que, nesse encontro, governo deve tirar uma decisão. Desde 12 de novembro, a Anvisa recomenda que o governo federal exija a comprovação da vacinação para que o Brasil não se torne um país "amigo" dos turistas não vacinados.

Festejos

Com o avanço da ômicron, vários estados deram passos atrás nas flexibilizações das medidas de higiene e distanciamento. Ontem, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou aos governadores da região cancelarem as festas de Ano Novo e carnaval para evitar aglomerações. Ao todo, 21 capitais suspenderam as festas de fim do ano.

Outra orientação do Comitê do Consórcio Nordeste foi a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras e a cobrança do comprovante de vacinação para a entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol e outros locais. Por meio de nota, o colegiado ainda critica o governo federal. "Desde o registro oficial do primeiro caso comunitário no país em fevereiro de 2020, assistiu-se a uma completa apatia do governo federal", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags