São Paulo

Adolescente denuncia agressão por segurança no Rodeio de Jaguariúna

Primeiro semana do evento ficou marcada por uma denúncia de estupro; polícia civil investiga os casos

Correio Braziliense
postado em 06/12/2021 14:32 / atualizado em 07/12/2021 09:47
 (crédito: Reprodução de vídeo/ EPTV)
(crédito: Reprodução de vídeo/ EPTV)

Um adolescente de 16 anos denunciou suposta agressão por parte dos seguranças do Rodeio de Jaguariúna, na madrugada deste domingo (5/12). De acordo com o jovem, ele foi acusado de ter furtado um celular de uma mulher na festa.

Ele registrou um Boletim de Ocorrência por lesão corporal na delegacia de Paulínia, interior de São Paulo. No registro, ele diz que cerca de 15 seguranças o conduziram para trás de banheiros químicos, onde ele foi agredido. Os seguranças também teriam quebrado o celular dele e pegado sua carteira.

Em entrevista à EPTV, o adolescente mostrou marcas de agressões nos olhos, orelha, nas nádegas e na perna direita. "Uma moça veio gritando, falando que eu tinha furtado o celular, mas eu só estava com o meu celular, minha carteira e R$ 50 no bolso. Aí os seguranças vieram, me cercaram, me derrubaram, e pegaram meus pertences. Meu primo entrou no meio pra tentar apartar e nisso arrastaram a gente para trás do banheiro", disse.

Em nota, a organização do evento disse que já afastou o segurança envolvido no caso e que está colaborando com as autoridades para esclarecer a situação. "O JRF informa que, assim que teve acesso às imagens da atuação do agente de segurança que teve conduta fora dos protocolos estabelecidos pela organização, determinou o imediato afastamento do profissional de todos os eventos que realiza. O JRF repudia a agressão e está ao lado das autoridades policiais para esclarecer o episódio. O evento e seus organizadores reiteram sua posição intransigente de combate à violência e intensificarão os treinamentos e atuação junto às empresas responsáveis pelo serviço de segurança no evento", diz. 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou, em nota, que o caso foi registrado como lesão corporal. "O caso foi registrado como lesão corporal na Delegacia de Paulínia e remetido ao Distrito Policial de Jaguariúna para continuidade das investigações. A vítima, de 16 anos, e o primo, de 19 anos, foram ouvidos, encaminhados para exame de IML e orientados quanto ao prazo para representação criminal". 

Estupro

Nesse mesmo evento, a estudante e influenciadora digital Franciane Andrade, de 23 anos, denunciou ter sido estuprada no dia 27 de novembro, primeiro fim de semana da festa.

De acordo com a jovem, ela foi dopada com uma droga conhecida como 'boa noite, cinderela'. "Temos resultados de violência sexual por meios médicos, e agora também temos resultado do exame toxicológico que foi detectado a droga 'boa noite, Cinderela' naquela noite", disse a estudante em um vídeo publicado neste sábado (4/12) nas redes sociais.

Em nota, o projeto Justiceiras disse que está acompanhando o caso e que exames realizados em Franciane constaram a substância conhecida como "boa noite, Cinderela" e lesões graves compatíveis com abuso sexual. A Polícia Civil investiga o caso.

O rodeio 

O Jaguariúna Rodeo Festival é a segunda maior festa de peão do Brasil. Ela ocorre em Campinas, a 130 km de São Paulo. O festival se encerrou neste domingo (4/12) e reuniu cerca de 30 mil pessoas.

A festa contou com apresentações de Gusttavo Lima, Zé Vaqueiro, Barões da Pisadinha, Jorge & Mateus, Dj Dennis, entre outros. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação