Projeto já ajudou duas mil crianças

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 00:01
 (crédito:  Reprodução/CB)
(crédito: Reprodução/CB)

Coordenador-geral do projeto Genomas Raros, João Bosco Oliveira Filho destacou a importância da colaboração público-privada no programa que ajuda a desenvolver ferramentas para diagnósticos de doenças raras.

"Essas parcerias são importantíssimas para acelerar o desenvolvimento, para implantação e a avaliação de novas tecnologias dentro do SUS. E uma dessas iniciativas recentes é na área de genética, principalmente na assistência para pacientes de doenças raras", destacou.

O projeto Genomas foi lançado em 2020, com objetivo de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de genômica e saúde de precisão no âmbito do SUS. "O uso da genética pode ajudar de forma extremamente clara para que esses pacientes tenham diagnóstico rápido, que é o principal problema das doenças raras."

O projeto sequenciou, somente este ano, o genoma de mais de 2.000 pacientes, a maioria crianças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags