Primeira infância, o melhor momento

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 00:01

A atenção primária à saúde evita diversos problemas e facilita no tratamento ou controle de doenças. É o que explicou a oficial de saúde do Unicef, Stephanie Amaral.

O órgão ligado à ONU mantém a plataforma Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). "A Unicef traz uma mandala que é um modelo de atenção integral à criança que apresenta os cinco principais pilares para que a criança tenha um desenvolvimento pleno. Inclui a saúde, a nutrição, o cuidado responsivo, a proteção e a aprendizagem precoce", explicou.

A atenção primária na infância é fundamental. "É na atenção primária onde a gente tem o primeiro ambiente e o mais propício para identificação de alterações no desenvolvimento, da necessidade de um acompanhamento especializado", contextualizou.

"Quando a gente fala de crianças com deficiência ou doenças raras, quanto antes forem identificadas, maior é a probabilidade de se desenvolverem da melhor forma possível", destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.