Barroso determina uso do passaporte vacinal

Ministro do STF decidiu, ontem, por meio de liminar, a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação para todo viajante que chegar ao Brasil nos aeroportos

Raphael Felice Luana Patriolino
postado em 12/12/2021 00:01
 (crédito: Flickr/STF)
(crédito: Flickr/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, ontem, em caráter liminar, a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal para todo viajante que chegar ao Brasil por meio de aeroportos. A medida já está em vigor.

Barroso deferiu parcialmente a cautelar pedida pela Rede Sustentabilidade, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 913. O magistrado solicitou que a decisão monocrática seja enviada para decisão da Corte em uma sessão extraordinária em plenário virtual.

Na liminar, o ministro entendeu que há urgência para o tema em razão do aumento de viagens no período que se aproxima e pelo risco de o Brasil se tornar um destino antivacina. Segundo a determinação, apenas os viajantes que não puderem tomar o imunizante por razões médicas serão dispensados de apresentar o passaporte da vacina. Outra exceção é aquelas pessoas que não conseguiram se vacinar por falta de imunizantes no país de origem.

"O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente", disse Barroso na decisão.

Ao analisar o caso, o ministro lembrou que o STF tem obrigação constitucional de proteger os direitos fundamentais à vida e à saúde. "Já são mais de 600 mil vidas perdidas, e ainda persistem atitudes negacionistas", completou Barroso. Ele lembrou das diversas decisões já tomadas pelo Supremo durante a pandemia, como a vacinação obrigatória com possibilidade de impor restrições a quem se recusar.

Outro ponto importante detalhado na decisão é que o brasileiro que retornar do exterior e não conseguir comprovar a vacinação por conta do ataque hacker que teve como alvo o Sistema Único de Saúde (SUS), poderão apresentar um exame PCR negativo para entrar no país sem a necessidade de quarentena.

Ataque hacker

O Ministério da Saúde informou, ontem, que espera restabelecer os danos causados pelo ataque ao SUS durante a próxima semana, sem especificar data. A pasta foi alvo de ataques hackers na madrugada de sexta-feira (10). Com isso, a página e o aplicativo do ConecteSUS — serviço que guarda o comprovante de vacinação dos cidadãos brasileiros — continuam fora do ar.

Após a invasão, o governo federal adiou, para o dia 18 a necessidade da apresentação de um comprovante de vacinação para os viajantes que chegarem ao Brasil de avião. Também havia rechaçado a exigência de cinco dias de quarentena para aqueles que não se vacinaram ou não portarem o documento no momento do desembarque. No entanto, a decisão de Barroso recolocou os planos originais de implementar o passaporte vacinal e a quarentena já neste fim de semana.

A decisão pode colocar Barroso, novamente, em rota de colisão, com Jair Bolsonaro (PL), crítico ferrenho do passaporte vacinal e da obrigatoriedade para tomar a vacina. O presidente da República fazia ataques sistemáticos ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao STF, mas desde a "carta à Nação", que marcou retratação dos ataques à democracia durante as manifestações pró-governo no dia Sete de Setembro, Bolsonaro deu uma trégua nos arroubos com os demais poderes.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que "está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada de sexta-feira (10)", posicionou. A pasta destacou, ainda, que "vários sistemas" foram restabelecidos.

Devido aos transtornos causados pelo mau funcionamento do ConecteSUS, a Saúde ainda elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19, uma vez que o documento é é exigido em mais de 240 municípios do país.

A recomendação é procurar o posto de vacinação onde a primeira ou segunda dose da vacina covid-19 foram aplicadas e solicitar a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Vacinação, válida em todo o território nacional. Alguns estados e municípios possuem aplicativos próprios para emissão do certificado de vacinação digital. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Curitiba e Salvador.

Investigações da Polícia Federal sobre o ataque cibernético ao Ministério da Saúde apontam que os crackers também invadiram sistemas do Ministério da Economia, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de pelo menos outros 21 órgãos do governo federal. A PF, que designou uma equipe do Núcleo de Operações de Inteligência Cibernética para o "data center" do Ministério da Saúde (DataSUS), constatou que os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags