Saúde

Após ataque de hackers, ministério diz que recuperou todos os dados com sucesso

Em nota, o Ministério da Saúde garantiu que não houve perda de dados de brasileiros vacinados contra a covid-19

Correio Braziliense
postado em 12/12/2021 13:41 / atualizado em 12/12/2021 13:42
 (crédito: Tony Winston/MS)
(crédito: Tony Winston/MS)

O Ministério da Saúde informou neste domingo (12/12), por meio de nota, que não houve perda de dados dos brasileiros vacinados contra a covid-19 após o site do órgão ter sido alvo de um ataque de hackers na madrugada de sexta-feira (10/12). Apesar disso, a plataforma ConecteSUS continua fora do ar.

"Todos os dados foram recuperados com sucesso. No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação", diz o comunicado da pasta.

O ministério informou que foram atingidos os seguintes sistemas: e-SUS Notifica; Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e ConecteSUS.

O ataque acabou adiando a entrada em vigor de novas normas sanitárias para quem entra no Brasil vindo do exterior, que teria início no sábado (11/12). Mas uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que chegarem ao país. A medida já está em vigor e deve ser confirmada pelo plenário da corte durante a semana.

"O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente", diz Barroso na decisão.

Os brasileiros que não puderem comprovar vacinação em razão de ataque a sistemas do SUS poderão apresentar um teste PCR negativo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação