Pausa nas prestações

Correio Braziliense
postado em 13/12/2021 00:01

A Caixa Econômica Federal anunciou, ontem, medidas adicionais para atender às cidades do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia afetadas por inundações. Além da liberação de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), anunciada, no sábado, pelo presidente Jair Bolsonaro, os moradores das regiões também poderão pausar por até 90 dias os contratos de financiamento habitacional.

As regras são válidas para cidades ou estados em que tenha sido decretada situação de emergência ou calamidade pública, com portaria de reconhecimento publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além disso, a Defesa Civil do município ou do estado deve entregar à CEF a declaração de áreas afetadas e um Formulário de Informação do Desastre (Fide).

A pausa dos contratos de financiamento habitacional será feita mediante solicitação dos titulares. Além disso, a Caixa afirma que será permitida a incorporação das prestações no saldo devedor de clientes inadimplentes das regiões atingidas, independentemente dos requisitos atuais, mediante solicitação.

O saque dos recursos do FGTS, por sua vez, poderá ser solicitado por meio do aplicativo do Fundo, sem a necessidade de que o interessado vá até uma agência do banco público. Nesse caso, as próximas etapas ainda serão informadas pela Caixa. Segundo Bolsonaro, serão liberados até R$ 6.200 para quem tiver saldo no FGTS, em até cinco dias.

A Caixa informa, ainda, que enviou equipes de especialistas em habitação, governo e FGTS para as regiões, a fim de prestar apoio técnico às prefeituras.

O banco acrescenta que suas equipes de arquitetos e engenheiros e a operacionalização de repasses de recursos e trabalho técnico social terão os municípios atingidos como prioridade. Por fim, as prefeituras terão suporte técnico da instituição para levantar danos e estimar custos de recuperação de obras e edificações atingidas, como pontes, escolas, postos de saúde e equipamentos de abastecimento de água.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags