enchentes

Bolsonaro promete liberar R$ 5,8 mi para cidades atingidas por enchentes

A Caixa vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade em regiões da Bahia e Minas atingidas pelas enchentes

Gabriela Chabalgoity*
Gabriela Bernardes*
postado em 16/12/2021 06:00
 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que os R$ 5,8 milhões em socorro aos moradores de cidades atingidas por enchentes na Bahia e em Minas Gerais devem ser liberados em, no máximo, cinco dias úteis. A afirmação foi feita durante discurso no encontro que teve com empresários, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele aproveitou a oportunidade para se defender das críticas recebidas pela demora no apoio às vítimas.

"Outro dia, alguém levantou a placa: 'Estamos há três anos sem roubar'. Não é virtude, é obrigação, mas dá trabalho. Ser chefe de Executivo não é fácil. A porrada vem de todo lugar", disse Bolsonaro para, na sequência, falar da situação de regiões inundadas pelas chuvas.

A Caixa vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade em regiões da Bahia e Minas atingidas pelas enchentes. Porém, para que isso seja possível, é preciso que os municípios decretem estado de calamidade e o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheça a situação por meio de portaria.

As consequências do temporal que atingiu regiões dos dois estados crescem a cada dia. O número de desalojados subiu para 18.130, na Bahia, e para 9.612 em Minas — ao todo, mais 55 mil pessoas que deixaram suas casas.

Tempo ainda ruim

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir do próximo final de semana as enchentes podem voltar a atormentar os estados atingidos e alcançar o Espírito Santo. Isso porque há um corredor de umidade que ficará estacionado sobre essas áreas nos próximos dias. Além disso, a passagem de uma frente fria em alto mar, associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência dos temporais.

As fortes chuvas já deixaram 17 mortos: cinco em Minas e 12 na Bahia. Cinquenta e nove cidades nos dois estados estão em situação de emergência. Os temporais levaram rios a transbordar e a água invadiu centenas de casas e construções. Estradas afundaram com a força das tempestades e pontes foram destruídas — terminando por isolar algumas cidades. Além disso, o abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica também está afetado em várias localidades.

O governo da Bahia reconheceu a situação de emergência em 20 municípios: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

*Estagiárias sob a supervisão de Fabio Grecchi

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.