Bolsonaro quer receita médica

Correio Braziliense
postado em 20/12/2021 00:01

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter pedido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que os pais ou responsáveis por menores de 12 anos tenham que assinar um termo de responsabilidade para vacinar as crianças, além da apresentarem receita médica. A declaração foi feita ontem durante conversa com apoiadores, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo.

"Trabalhamos ontem (sábado) o dia todo. Comecei às 3h30, às 4h liguei para o Queiroga e dei uma diretriz para ele. Obviamente, é ele quem bate o martelo porque é o médico da equipe. Vai passar pela Saúde", relatou.

"O que pretendemos fazer? Vacina para crianças só se autorizada pelos pais. Se algum prefeito, governador ou ditador quiser impor, é outra história, mas do governo federal tem que ter autorização dos pais e uma receita médica", completou.

Bolsonaro também voltou a criticar a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar a aplicação da vacina da Pfizer/BionTech contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. "É inacreditável o que a Anvisa fez", disse a um homem que o questionou sobre o assunto.

"Estamos trabalhando. Nem a tua (vacinação) é obrigatória, é liberdade. Criança é coisa muito séria. Não se sabe (sic) os possíveis efeitos adversos futuros. É inacreditável, desculpa aqui, o que a Anvisa fez. Inacreditável", continuou o chefe do Executivo.

De acordo com a Anvisa, a conclusão da área técnica é que os benefícios da vacina superam os riscos. Durante coletiva de imprensa para divulgar a aprovação da vacina para crianças, representantes das sociedades médicas brasileiras apoiaram a decisão da agência.

A aprovação da vacina para crianças de 5 a 11 anos acontece após os diretores e servidores da agência terem sofrido ameaças diante da possibilidade da aprovação do imunizante para o público pediátrico. Na ocasião, ainda em outubro, os cinco diretores da Anvisa receberam e-mails com ameaças de morte em caso de uma eventual aprovação de vacinas para os menores.

Bolsonaro desembarcou no último dia 17, em Guarujá (SP) e está hospedado no Forte dos Andradas. A previsão é de que retorne a Brasília no próximo dia 23 para passar o Natal com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a família. Depois, deve viajar a São Francisco do Sul (SC), onde passará o fim de ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags