Sistema Prisional

Ex-diplomata que agrediu namorada é transferido em Minas Gerais

Renato de Ávila Viana, condenado a cinco anos de prisão, estava em presídio no Norte de Minas e foi levado para Uberlândia

Vinícius Lemos - Especial para o EM
postado em 21/12/2021 13:09
O crime ocorreu em 2016 no apartamento da vítima, em Águas Claras, fazendo com que ela perdesse um dente -  (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
O crime ocorreu em 2016 no apartamento da vítima, em Águas Claras, fazendo com que ela perdesse um dente - (crédito: Redes Sociais/Reprodução)

O ex-diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Renato Ávila Viana, foi transferido para o presídio Uberlândia I, onde cumpre pena por agressão a ex-namorada. Inicialmente, ele havia sido preso em Januária, no Norte de Minas.

Ele foi transferido para a unidade prisional do Triângulo Mineiro no dia 10 deste mês, um dia depois de ser preso. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública não apresentou uma justificativa particular para o caso, mas confirmou a transferência e informou que se trata de "procedimento padrão".

“Esclarecemos que a movimentação de presos entre unidades do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) faz parte da rotina do sistema prisional. Novas entradas e saídas são registradas diariamente nas unidades, conforme alvarás recebidos e conforme a própria gestão interna de vagas do Depen-MG, priorizando, quando possível, as unidades mais próximas à residência dos detentos”, esclarece a secretaria, por meio de nota.

Em novembro de 2020, Renato de Ávila Viana foi condenado a cinco anos e 10 meses de prisão em regime fechado por agredir a ex-namorada. A sentença é do juiz Wellington da Silva Medeiros, do Juizado Especial Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Águas Claras (DF).

O caso

O crime ocorreu em 2016 no apartamento da vítima, em Águas Claras, fazendo com que ela perdesse um dente. À época, ela já tinha medida protetiva contra o ex-namorado, que foi preso em flagrante, mas solto logo depois.

Em 2018, o ex-diplomata foi detido novamente e enquadrado na Lei Maria da Penha de forma preventiva. Em 22 de março de 2019, Renato Viana deixou a Penitenciária da Papuda, em Brasília, depois de ganhar direito à progressão de pena. Ficou estabelecido que ele deveria passar a cumprir medidas cautelares, como não deixar a residência entre 22h e 5h e se apresentar ao juiz a cada dois meses.

No entanto, o Renato Viana saiu da capital federal, sendo considerado foragido. O 30º da Batalhão Policia Militar de Januária informou que seu setor de inteligência conseguiu informações de que ex-diplomata, condenado por crime de violência doméstica, estaria residindo em Januária, na casa do pai. A partir daí, foi verificado que o pai do foragido, de fato é natural de Januária, mas reside atualmente em São Paulo.

Mesmo assim, a residência do pai dele passou ser monitorada. Na manhã doa dia 9 de dezembro ele foi localizado e preso em uma academia na cidade.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação