Educação digital

STF determina mais 90 dias para repasse que garante Internet às escolas públicas

Dias Toffoli entendeu que o assunto é urgente, mas que para o repasse ser realizado dentro dos trâmites fiscais legais precisa de mais prazo

Tainá Andrade
postado em 21/12/2021 20:17
 (crédito: Fotos: Juliano Verardi/Ascom TJRS)
(crédito: Fotos: Juliano Verardi/Ascom TJRS)

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou parcialmente, nesta terça-feira (21/12), um pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para aumentar o prazo de repasse dos R$ 3,5 bilhões que o Ministério da Educação (MEC) deve enviar aos estados e Distrito Federal. Serão mais 90 dias para que esse recurso, determinado em lei, chegue às escolas públicas do país, com a finalidade de garantir o acesso à Internet.

Essa é a segunda vez que o prazo para o repasse é estendido pelo Supremo. Em junho, quando a lei foi sancionada, em meio a protestos de Jair Bolsonaro (PL), o prazo de cumprimento, que era para o mês seguinte, foi estendido até agosto. O governo editou uma medida provisória que suspendeu o prazo para o pagamento, mas a validade acabou em novembro.

A AGU, então, entrou com uma ação em que alegou que o pagamento iria mexer em aproximadamente 18% (dezoito por cento) das despesas primárias sujeita ao teto de gastos do ministério. Por isso, deveria observar “modelo de responsabilidade fiscal estabelecido na Constituição Federal” e requeria “um prazo razoável para a operacionalização adequada e correta da despesa”.

Toffoli não concedeu o prazo de 180 dias para pagamento pedido na ação da AGU, pois o considerou “muito alargado tendo em vista a relevância e a urgência da política”, mas deu o prazo de três meses, que “permitirá que os recursos cheguem aos Estados ainda no primeiro semestre de 2022, praticamente coincidindo com o início do ano letivo”.

De acordo com a decisão do ministro, a Execução Orçamentária do Ministério da Economia enquadrou o repasse no artigo quarto da PEC dos Precatórios - que ordena que sejam atendidas, em 2021, despesas relacionadas a ações emergenciais e temporárias de caráter socioeconômico por meio da abertura de crédito extraordinário. Isso significa que os R$ 3,5 bilhões seriam encaminhados ao MEC como um crédito extraordinário para o cumprimento da lei 14.172/2021.

Para que o crédito seja criado e enviado ao MEC em um prazo mais curto, o presidente deve editar uma medida provisória. Com isso, de acordo com o cronograma operacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Economia, o MEC receberia o valor em até 55 dias. O que não justificaria o prazo de 180 dias solicitado na ação da AGU, mas também não seria possível dentro do prazo estabelecido pela lei.

“De fato, os trâmites legislativos e administrativos descritos apontam para a impossibilidade de cumprimento do prazo previsto na Lei nº 14.172/2021, embora a Administração Pública Federal tenha demonstrado esforços para a execução das transferências de recursos. Dessa forma, entendo ser o caso de prorrogar o término do prazo previsto no art. 2º, § 2º da Lei nº 14.172/2021, de forma a viabilizar, com razoabilidade, a adoção das medidas mais céleres visando o cumprimento da determinação legal”, declarou em sua decisão.

Com a decisão tomada, o MEC deverá providenciar a regulamentação para a transferência dos recursos aos beneficiários. A justificativa, até então, da pasta para não dar prosseguimento aos encaminhamentos legais é de que a continuidade do processo só poderia ocorrer após definição da origem do recurso.

Apesar da concordância com a extensão do prazo, o ministro cobrou atuação rápida das autoridades para garantir o acesso de crianças e professores à internet. Toffoli relembrou o risco atual de uma nova interrupção nas atividades escolares em razão da possibilidade de alastramento da nova variante Ômicron.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação