Conecte SUS volta após 13 dias fora do ar

Correio Braziliense
postado em 24/12/2021 00:01
 (crédito: Ascom SBP)
(crédito: Ascom SBP)

O Ministério da Saúde restabeleceu, na noite de ontem, o aplicativo Conecte SUS, que estava fora do ar há 13 dias, desde 10 de dezembro, quando diferentes sistemas da pasta sofreram um ataque hacker. Alguns deles começaram a retornar na terça-feira, como foi o caso do sistema de registro de casos e mortes por covid-19, o E-SUS Notifica.

Nessa quinta, foi a vez do Conecte SUS, aplicativo no qual os brasileiros podem encontrar o comprovante de vacinação contra a covid-19. No entanto, a pasta informou que os usuários ainda podem enfrentar instabilidade na emissão do certificado nacional de vacinação "em razão do volume dos acessos".

A volta do funcionamento do aplicativo estava prevista para acontecer na quarta, como anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Alguns usuários relataram ao Correio que o sistema voltou a mostrar o comprovante vacinal e ensaiou um retorno.

A indisponibilidade do app fez com o que o governo federal adiasse o início da exigência do comprovante de vacinação para viajantes que entram no Brasil. No entanto, mesmo sem restabelecer o sistema, o Ministério da Saúde, em conjunto com outras pastas, publicou a portaria que estabelece a regra para entrada no país.

Queiroga ressaltou o restabelecimento do aplicativo. "É uma importância que nós só conseguimos mensurar quando perdemos esse serviço. Fomos vítimas de hackers, são criminosos. Estamos trabalhando junto com a Polícia Federal para identificar essas pessoas e puni-las", disse ontem em conversa com jornalistas.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República está investigando indícios de que o responsável pelos ataques acessou os sistemas do governo com login e senha de um servidor do Executivo. A informação foi divulgada em um alerta emitido a todos as pastas. (MEC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags