Turismo

Recife ganha novo cartão postal em homenagem ao Oceano Atlântico

O trecho, numa extensão de 50 metros, passa a funcionar como uma área de contemplação para o encontro dos rios

Diário de Pernambuco
postado em 30/12/2021 08:54
 (crédito: (Rodolfo Loepert / PCR)
(crédito: (Rodolfo Loepert / PCR)

Conta uma lenda no Recife que os Rios Capibaribe e Beberibe se uniram para formar o Oceano Atlântico. Inspirados nesse mito popular, a Prefeitura lançou ontem (28), um novo cartão postal interativo na Rua da Aurora, próximo à Assembleia Legislativa, na Área Central. O trecho, numa extensão de 50 metros, passa a funcionar como uma área de contemplação para o encontro dos rios. A área está mais arborizada e ganhou um pórtico iluminado com os dizeres “Aqui Nasce o Atlântico”, uma rosa dos ventos em referência ao “Marco Zero” do oceano, mobiliário urbano, bancos, balanço, pergolado de madeira e novos espaços de convivência. As esculturas do Caranguejo e do Galo da Madrugada foram instaladas em outros pontos da Rua da Aurora. A iniciativa foi implantada por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e integra o “Recentro”, programa para revitalização do Centro do Recife.

“A gente está inaugurando hoje mais um ponto turístico da cidade, aqui, na Rua da Aurora, um monumento que faz referência ao nascimento do Oceano Atlântico. A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e a gente resolveu homenagear essa irreverência recifense aqui na Rua da Aurora, fazendo a requalificação do seu primeiro trecho. E aqui fizemos um espaço ‘instagramável’, onde você pode vir, tirar foto, postar. Estamos também conversando com as operadoras de turismo da cidade para aqui passar a ser um novo ponto, um novo destino turístico, que aqui a gente possa, além do recifense curtir, trazer pessoas de outras cidades para conhecer, curtir e celebrar o nosso Recife”, esclareceu João Campos (PSB).

Ativando o Cais da Aurora enquanto novo atrativo da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer providenciou uma opção de lazer para toda a família neste final de ano. Uma roda gigante de 12 metros de altura e capacidade para 24 pessoas a cada volta foi instalada no Cais da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano. O brinquedo, que começou a funcionar no dia 21 de dezembro, fica à disposição do público até o dia 30 de dezembro, das 16h às 20h. Não é necessário pagar para brincar, mas é solicitado que os interessados levem um quilo de alimento não perecível e o comprovante de vacinação com dose única ou duas doses contra a covid-19 será exigido aos maiores de 12 anos.

“A Rua da Aurora que é tão linda e emblemática ganha muito com o monumento Encontro dos Rios, com certeza vai ser uma parada obrigatória para os recifenses e para os turistas. Vai virar realmente um novo ponto turístico na nossa cidade. Atrelado a isso, nós estamos pensando em ações de lazer como a roda gigante que começou no dia 21 de dezembro e vai até o dia 30 de dezembro. Lembrando que nessa área também passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer sempre aos domingos e feriados nacionais”, disse a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

RECENTRO


Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do Centro da Cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar o desenvolvimento dessa área de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021, o Programa Recentro. A iniciativa prevê um plano de manutenção, de cuidado, de incentivos fiscais para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação