APREENSÃO EM TODA A CIDADE

BH no vermelho: toda a capital mineira tem alto risco de desabamentos

O belo-horizontino deve ficar atento aos sinais, como trinca nas paredes e portas emperrando, até pelo menos segunda-feira (3/1); veja as orientações

Estado de Minas
postado em 01/01/2022 22:02
 (crédito: Defesa Civil de BH/Divulgação e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(crédito: Defesa Civil de BH/Divulgação e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O belo-horizontino deve ficar em alerta logo nos primeiros momentos de 2022. A Defesa Civil da cidade emitiu comunicado na noite deste sábado (1º/1) para apontar o risco de quedas de muro, deslizamentos e desabamentos em todas as nove regionais de Belo Horizonte até, pelo menos, segunda-feira (3/3).

A situação, que é atualizada pela Defesa Civil frequentemente, foi registrada e divulgada por volta das 20h de hoje. O mapa da cidade completamente em vermelho é impactante: todos os cantos da cidade possuem o alerta de chuva acumulada, em no máximo 72h, superior a 70mm.

"Em virtude do volume das chuvas previstas para os próximos dias, existe a possibilidade de risco geológico até segunda-feira (3). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", afirma o órgão municipal.

O que fazer?

A Defesa Civil de BH lista uma série de orientações para o morador enfrentar esse período de risco geológico:

Coloque calha no telhado da sua casa
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
Não jogue lixo ou entulho na encosta
Não despeje esgoto nos barrancos


Estou em risco?


O órgão ainda explica quais sinais apontam que o deslizamento ou mesmo desabamento pode ocorrer:
Trinca nas paredes
Água empoçando no quintal
Portas e janelas emperrando
Rachaduras no solo
Água minando da base do barranco
Inclinação de poste ou árvores


Como receber os alertas?


Além de acompanhar o Estado de Minas, os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação