VACINAÇÃO

Queiroga: Vacinas para crianças chegarão na segunda quinzena de janeiro

A pasta ainda não divulgou um calendário certo para a imunização do grupo. Segundo o ministro, o tópico da imunização do público infantil está definido "de maneira clara e transparente"

Gabriela Bernardes*
postado em 03/01/2022 16:45
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (3/1), que as doses da vacina contra a covid-19 para imunizar crianças entre 5 e 11 anos chegarão ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. A pasta ainda não divulgou um calendário certo para a imunização do grupo.

"Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas começam a chegar e serão distribuídas", disse o ministro da Saúde. Ele já havia anunciado que a imunização desse público começaria no início de 2022. 

Segundo o ministro, o tópico da imunização do público infantil está definido “de maneira clara e transparente" e a pasta tem uma "ampla discussão com a sociedade acerca do tema, que é fundamental".

"Disseram que as crianças são depósitos de vírus, nossas crianças são o futuro do Brasil", declarou Queiroga para jornalistas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina Pfizer contra o novo coronavírus em crianças de 5 a 12 anos em 16 de dezembro. Desde então, o assunto tem gerado polêmicas. O Ministério da Saúde chegou a abrir uma consulta pública sobre o tema, além de recomendar que a vacinação seja feita com apresentação de prescrição médica.

De acordo com Queiroga, além da consulta, a pasta também pretende realizar uma audiência pública, com especialistas "das diversas correntes".

“[O objetivo] é "oferecer aos pais as informações necessárias para que eles possam tomar as melhores decisões para os seus filhos", disse o ministro. 

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação