Atenção

Em sete dias, Defesa Civil de BH atendeu 177 chamados de risco geológico

Cinco regionais de Belo Horizonte têm alerta de risco geológico até terça-feira (11/1)

Larissa Ricci/ Estado de Minas
postado em 07/01/2022 15:04 / atualizado em 07/01/2022 15:04
Defesa Civil foi até a Rua Treze de Setembro, 171, na Vila Leonina, para interditar o imóvel -  (crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Defesa Civil foi até a Rua Treze de Setembro, 171, na Vila Leonina, para interditar o imóvel - (crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Na primeira semana do ano, a Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu 177 solicitações de vistorias relacionadas a risco geológico.

A maioria dos atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares. Dessas, 99 foram para a verificação de trincas e 29 casos de infiltração. Segundo o órgão, todas as demandas foram atendidas. Confira abaixo o detalhamento de cada um dos pedidos:

- Abatimento de piso: 3
- Abatimento do solo: 2
- Danificação ou destruição de habitações: 7
- Desabamento parcial de muro de arrimo: 10
- Deslizamento de encosta: 10
- Erosão de causa humana: 2
- Erosão de causa natural: 1
- Escorregamentos ou deslizamentos: 9
- Infiltração: 29
- Tombamento ou desabamento de muro - total ou parcial: 5
- Trincas: 99

No início da tarde desta sexta-feira (7/1), a Defesa Civil foi até a Rua Treze de Setembro, 171, na Vila Leonina, para interditar um imóvel em que parte da estrutura desabou. Segundo o órgão, existe risco de outros desabamentos. Não houve vítimas.

Devido ao grande volume de chuvas previsto para os próximos dias na capital mineira, o órgão emitiu na manhã desta sexta-feira (7/1), um alerta de risco geológico para cinco regionais. O comunicado tem validade até terça-feira (11/1).

As regionais em risco considerado "forte" são Leste, Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Barreiro. As regiões tiveram registros maiores ou igual a 70 milímetros de acúmulo de chuvas em 72 horas.

"Em virtude do volume das chuvas previstas para os próximos dias, existe a possibilidade de risco geológico até terça-feira (11). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", destaca o órgão municipal.

Veja as recomendações:

- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos.

Sinais de chances de deslizamentos:

- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores.

Alertas por SMS

Os moradores de BH podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação