SBI: Bolsonaro deturpa dados

*Gabriela Chabalgoity
postado em 08/01/2022 00:01

A Sociedade Brasileira de Imunizações repudiou, em nota, as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a se posicionar publicamente contra a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Segundo a entidade, ele "deturpa" e cria "clima de medo", o que pode levar diversos pais a desacreditarem na eficiência do imunizante pediátrico.

"Ao deturpar informações apresentadas por renomados cientistas na audiência pública, menosprezar as sérias complicações da doença na população infantil — ignorando centenas de óbitos — e criar artifícios para adiar o início da vacinação, o presidente cria um desnecessário clima de medo, que pode motivar inúmeros pais ou responsáveis a não levarem suas crianças às salas de vacinação. O discurso pode causar hospitalizações, mortes e sofrimento evitáveis", criticou a entidade, em nota.

A SBI ressaltou que, de acordo com o Ministério da Saúde, a covid-19 esta entre as 10 principais causas de morte de crianças de 5 a 11 anos. Citando números levantados pela pasta, salientou que desde o início da pandemia aconteceram, naquela faixa etária, 6.191 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (taxa de incidência de 30,1/100 mil habitantes) e 308 óbitos (taxa de incidência de 1,54/100 mil habitantes) pelo novo coronavírus.

De acordo com a SBI, o próprio ministério entende que a vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos é recomendada, segura e, por causa disso, anunciou a compra de doses pediátricas. "É inadmissível testemunhar crianças serem hospitalizadas e falecerem por doenças preveníveis por vacinas", criticou a instituição.

*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags