ALERTA GERAL

Pará de Minas: Moradores serão buscados em casa por risco de rompimento de barragem

O prefeito do município reforçou o pedido para que os moradores saiam de casa. O político fala sobre risco de outras barragens e efeito dominó

Talita de Souza
postado em 09/01/2022 20:38 / atualizado em 09/01/2022 20:49
Elias Diniz, prefeito do município, pede que moradores levem a sério o alerta e afirma que não é
Elias Diniz, prefeito do município, pede que moradores levem a sério o alerta e afirma que não é "fake news" - (crédito: Instagram/Reprodução)

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, informou que os moradores que moram abaixo da barragem da Usina do Carioca, que corre alto risco de se romper, serão buscados em casa e levados até um abrigo onde passarão a noite deste domingo (8/1). O “alerta máximo” sobre o risco de uma nova tragédia foi emitido no início da noite pelo órgão e reforçado pelo político e inclui pessoas que moram em municípios vizinhos, como Pitangui, Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

“Estamos aqui em Carioca onde mobilizamos equipes de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Teremos um ônibus onde buscaremos as pessoas em casa e trazer para o abrigo, para aqueles que não tem pra onde ir”, contou Elias.

O político informou que a situação é de “alerta total”, porque os aguapés pesaram a comporta da Usina do Carioca. “Ainda não sabemos a situação que está a barragem de Benfica, em Itaúna, e pode, inclusive, ter um efeito dominó. Então, é um alerta, não é fake news”, disse.

“Pedimos a compreensão das pessoas próximas ao ribeirão São João e do Paciência que desocupem suas casas. Vá para a casa de parentes ou outras pessoas, ou venham para o abrigo”, reforça o pedido.

 O “alerta máximo” inclui pessoas que moram em municípios vizinhos, como Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará. 

A equipe da Prefeitura afirma que as informações que foram recebidas pelos trabalhadores que monitoram a barragem são "preocupantes". Por isso, é "imprescindível" que os moradores deixem o local "imediatamente".

A situação da barragem é acompanhada de perto por agentes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Prefeitura Municipal e representantes da empresa Santanense, responsável pela barragem.  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação