Aviação

Covid: aéreas cancelam voos

Latam e Azul confirmaram medida após aumento de casos de coronavírus e influenza. Anac monitora infecções em tripulações

Correio Braziliense
postado em 10/01/2022 00:01
 (crédito: Geraldo Magela/Agencia Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agencia Senado)

O aumento de casos de covid-19 e influenza está levando mais companhias aéreas a cancelar voos por falta de tripulação. Ontem, a Latam informou o cancelamento de cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais deste mês. A primeira companhia a sentir os efeitos da nova onda de infecções entre a tripulação foi a Azul. Na sexta-feira, a empresa informou que 10% dos voos deste mês estavam afetados. Isso obrigou a companhia fazer ajustes para manter a operação. A empresa não informou o número de cancelamentos nem a redução de passageiros.

Procurada, a Gol disse que houve um aumento dos casos entre os funcionários. Mas ressaltou, em nota, que "nenhum voo foi cancelado ou teve alteração significativa".

A Latam lamentou os cancelamentos e informa aos passageiros que verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto. A companhia reforça a necessidade de uso de máscara em todos os voos e lembra que alguns destinos podem pedir teste PCR da covid-19, bem como comprovante de vacinação contra a doença.

No caso da Azul, os funcionários da companhia aérea receberam um e-mail do presidente, John Rodgerson, no início da noite da quarta-feira, alertando para o "alto número de dispensas médicas" tanto no grupo de voo quanto em áreas administrativas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, ontem, que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo. O órgão ressaltou que também acompanha as medidas operacionais das empresas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos, garantindo o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.

Assistência

A agência lembra que o passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016. A Anac recomenda, ainda, que os passageiros acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pelas empresas aéreas como aplicativos, site e central de atendimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags