Risco de rompimento: Pará de Minas emite alerta

Talita de Souza
postado em 10/01/2022 00:01
 (crédito: Prefeitura de Pará de Minas)
(crédito: Prefeitura de Pará de Minas)

A Prefeitura de Pará de Minas recomendou, em um alerta máximo emitido no início da noite de ontem, que moradores da cidade que residem próximos à barragem da Usina do Carioca, na Zona rural do município, deixem as casas por haver "alto risco de rompimento da barragem". O "alerta máximo" inclui pessoas que moram em municípios vizinhos, como Onça do Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

"Esse é um alerta sério. A Prefeitura e a Defesa Civil recomendam que os moradores abaixo da Usina do Carioca saiam imediatamente de suas casas", diz o comunicado emitido nas redes sociais do órgão. De acordo com a prefeitura, foi montado um ponto de apoio no bairro Carioca, no posto de saúde e também em um salão do lado da igreja principal do local. "Esse ponto é para abrigar as famílias e pessoas que não tem parentes e amigos próximos que não moram aqui. Pessoas que não tem onde ir", explica Maurício Azevedo, porta-voz do órgão.

A equipe da Prefeitura afirma que as informações que foram recebidas pelos trabalhadores que monitoram a barragem são "preocupantes". Por isso, é "imprescindível" que os moradores deixem o local "imediatamente".

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, avisou que os moradores que residem abaixo da barragem da Usina do Carioca, que corre alto risco de se romper, seriam buscados em casa e levados até um abrigo, onde passariam a noite de ontem. "Estamos aqui, em Carioca, onde mobilizamos equipes de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Teremos um ônibus onde buscaremos as pessoas em casa e traremos para o abrigo, para aqueles que não têm pra onde ir", contou Elias.

O político informou ainda que a situação é de "alerta total", porque os aguapés pesaram a comporta da Usina do Carioca. "Ainda não sabemos a situação que está a barragem de Benfica, em Itaúna, e pode, inclusive, ter um efeito dominó. Então, é um alerta, não é fake news", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags