Fraude

Dono de pirâmide da África do Sul foge com bitcoins e é preso em Goiânia

Johann Steynberg era procurado pela Interpol desde 2019

Thays Martins
postado em 10/01/2022 12:55 / atualizado em 10/01/2022 12:56
 (crédito: reprodução )
(crédito: reprodução )

A Polícia Militar de Goiás prendeu um sul-africano que estava na lista de procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) desde 2019. Johann Steynberg é acusado de fazer um megaesquema de pirâmide financeira com criptomoedas. A estimativa é de um prejuízo bilionário.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, as equipes especializadas faziam o monitoramento desde que receberam a informação de que o homem poderia estar escondido em Goiânia.

No momento da abordagem, Johann Steynberg estava com documentos falsos. Ele foi autuado e encaminhado para a Polícia Federal para prisão internacional.

As investigações apontam que a empresa dele, Trading International (MTI), com sede na África do Sul, era de fachada. A empresa prometia lucros de até 10% para os clientes, mas na verdade se tratava de uma pirâmide. O esquema quebrou em 2020. 

Mas o empresário fugiu com pelo menos 22 mil bitcoins dos clientes. Um bitcoin vale atualmente entre R$ 270 mil e R$ 300 mil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação