chuvas em minas gerais

Excesso de chuvas alerta para possibilidade de rompimentos de barragens em MG

Com 145 municípios em situação de emergência, algumas barragens começam a trazer preocupação. Associação dos Familiares de Vítimas emitiu nota pedindo fiscalização de autoridades

Taísa Medeiros
postado em 10/01/2022 20:26
 (crédito: Alexandre Guzanshe/EM)
(crédito: Alexandre Guzanshe/EM)

Após as chuvas incessantes no estado, 145 municípios de Minas Gerais já decretaram situação de emergência. O período chuvoso, que teve início em outubro, se estende até agora, e já deixou dez vítimas fatais em nove municípios do estado por conta das intensas precipitações.

Ao todo, 13.734 pessoas estão desalojadas e há 3.409 desabrigados (que precisam de ajuda do governo para moradia temporária). Tanto volume de chuvas provoca diversas situações de perigo, a exemplo da barragem da Usina do Carioca, em Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado.

A barragem teve as partes mais baixas inundadas, segundo informou o próprio prefeito, Elias Diniz. Durante a noite de domingo (9/01), profissionais de órgãos de segurança orientaram famílias ribeirinhas que vivem abaixo da barragem para que deixassem as casas. “Pelo amor de Deus”, pediu um dos voluntários ao comunicar os riscos aos moradores.

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum) realizou, por meio de uma nota, um alerta para o risco de rompimento de outras barragens no estado. “O risco de rompimento de barragens e o transbordamento de dique, que interrompeu o movimento de rodovias, indicam o descaso das autoridades com fiscalização e monitoramento de barragens que colocam em risco a vida de milhares de pessoas”, diz a nota.

No próximo dia 25 de janeiro a tragédia de Brumadinho completa três anos. Em nota, a associação pede para que “a história não se repita” e clama por uma “urgente e efetiva fiscalização das barragens que ainda colocam em risco a vida de milhares de brasileiros''.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação