Mineradoras param atividades

Correio Braziliense
postado em 11/01/2022 00:01

As chuvas intensas que atingem Minas Gerais obrigaram mineradoras a paralisarem a produção por questões de segurança. Vale Usiminas, CSN e Vallourec — que teve no fim de semana a atividade paralisada pela Justiça, devido ao transbordamento de um dique da empresa, que invadiu a BR-040 e interrompeu o fluxo de veículos — suspenderam a produção. A preocupação da empresas é com a segurança das barragens para evitar que se repitam tragédias como a de Mariana e de Brumadinho.

A Vale informou, ontem, que teve de paralisar parcialmente a sua produção nos sistemas Sudeste e Sul. Segundo a mineradora, a decisão é para "garantir a segurança dos seus empregados e comunidades, em razão do nível elevado de chuvas que atingem Minas". Apesar do cenário, a Vale mantém a estimativa de produção de minério de ferro para 2022 para algo entre 320 milhões e 335 milhões de toneladas.

Já a Usiminas afirmou que suas atividades deverão ser retomadas "quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral". A companhia salienta, também, que ao menos até aqui, a paralisação da mineradora não deverá afetar a sua produção de aço, visto que há estoque.

A CSN, por sua vez, afirmou que a operação da mina Casa de Pedra está temporariamente suspensa e com "expectativa de retorno das atividades nos próximos dias". Ainda por conta das chuvas, a operação portuária de carregamento de minério no Terminal de Carvão no porto de Itaguaí, no Rio, também está suspensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags