Pandemia

Covid-19: associação de laboratórios recomenda testar apenas casos graves

Abramed comunica que quem está assintomático ou apresenta sintomas leves, deve se isolar, mesmo que sem testagem

Gabriela Chabalgoity*
postado em 12/01/2022 15:29
 (crédito: Ernesto BENAVIDES / AFP)
(crédito: Ernesto BENAVIDES / AFP)

Em razão da falta de estoque para testes da covid-19, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) recomendou que os casos graves sejam priorizados frente aos pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos. Além dos casos graves, é recomendado, também, que profissionais da saúde e outros profissionais considerados essenciais sejam testados.

Portanto, segundo a Abramed, pessoas sem sintomas ou com sintomas leves, mesmo que tenham entrado em contato com infectados, devem se isolar, ainda que sem testagem. A associação comunicou, ainda, que irá preparar uma nota tecnica para que os laboratórios associados priorizem pacientes, segundo uma escala de gravidade, para efetuarem os testes.

De acordo com o comunicado, "os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais” devem ter prioridade na testagem.

De acordo com a associação, a procura global por mais exames, devido ao aumento de casos da variante ômicron, força a capacidade de produção de insumos e reagentes. Dados da Abott, responsável por parte da testagem do país, mostram que, desde a segunda quinzena de dezembro de 2021, houve um aumento na demanda de compra por testes rápidos de antígeno para covid-19 no país.

"É importante reforçar que nossos testes são produzidos globalmente, sendo necessário considerar o tempo de envio dos testes ao Brasil, liberação dos produtos por parte das autoridades locais e entrega aos nossos clientes. Somente nesta semana, milhares de testes estão sendo entregues para abastecimento do mercado brasileiro", destacou a empresa.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação