SURTO

Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris no Brasil

Diagnóstico ocorreu em um hospital da rede pública de Recife. Micro-organismo representa ameaça epidemiológica, pois é altamente contagioso e resistente a medicamentos

João Vitor Tavarez*
postado em 12/01/2022 17:15 / atualizado em 12/01/2022 17:16
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta terça-feira (11/1), o terceiro caso de infecção pelo superfungo Candida auris em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco. A identificação foi reconhecida pelo laboratório de referência, o Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz – Lacen/BA.

De acordo com o órgão regulador, as outras duas notificações ocorreram em 3 de janeiro: um homem de 67 anos e uma mulher de 70 anos, em um hospital de Pernambuco. Mas a amostra laboratorial de um dos pacientes aguarda conclusão. 

"É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde — mesmo se for apenas um caso", informou a Anvisa.

Conforme o órgão, Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública, e pode ser fatal principalmente para pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades. Isso porque o micro-organismo apresenta resistência a medicamentos e a produtos de limpeza. Outro fator é a dificuldade de identificação laboratorial do patógeno. Entre os principais problemas da doença estão a infecção da corrente sanguínea e outras complicações invasivas.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

*Estagiário sob a supervisão de 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação