Segurança Pública

14 anos após UPPs, Rio dá início a novo projeto de ocupação de comunidades

Cidade Integrada teve início pelo Jacarezinho, comunidade que, em maio do ano passado, sofreu com a operação policial mais letal do estado

Thays Martins
postado em 19/01/2022 10:12 / atualizado em 19/01/2022 10:30
 (crédito: PMERJ/ reprodução )
(crédito: PMERJ/ reprodução )

O governo do Rio de Janeiro deu início na manhã desta quarta-feira (19/1) ao novo projeto de ocupação social das comunidades do estado, o Cidade Integrada. O projeto é uma espécie de reformulação do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado em 2008.

A primeira comunidade escolhida para receber o projeto foi o Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. Em maio do ano passado, uma operação policial na comunidade foi a mais letal da história do estado, com 28 mortos.

A ação conta com a presença de 1200 policiais. A ideia do projeto é que as ruas da comunidade vão ser patrulhadas pela Polícia Militar, que delegacias investiguem organizações criminosas e que a comunidade recebe intervenções urbanísticas.

 
“Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do Estado do Rio. Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança", disse o governador Cláudio Castro (PL) pelas redes sociais nesta quarta.

UPPs

As UPPs foram criadas em 2008 na gestão do ex-governador Sérgio Cabral, preso e condenado por corrupção. A ideia do projeto era que a polícia pacificaria as comunidades que estavam sobre o controle de facções criminosos.


Ao todo, o estado chegou a ter 38 unidades, porém muitas foram extintas. Em 2018, o Rio de Janeiro sofreu uma intervenção federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação