covid-19

Ministério da Saúde e Anvisa discutirão políticas públicas para autotestes na sexta

Após decisão da Anvisa de continuar o processo de aprovação dos autotestes mediante a instauração de política pública, os dois órgãos agendaram uma reunião de trabalho para o dia 21 de janeiro

Tainá Andrade
postado em 19/01/2022 21:29 / atualizado em 19/01/2022 21:34
 (crédito: Myke Sena/MS   )
(crédito: Myke Sena/MS )

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão se reunir na próxima sexta-feira (21/1) para discutir políticas públicas que tornem viável o uso e comercialização de autotestes para covid-19 no Brasil.

O encontro vem após o resultado da reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desta quarta (19/1), onde os diretores decidiram só dar continuidade ao processo quando o Ministério da Saúde esclarecer as diretrizes de uma política pública que permitirá a utilização dos testes de detecção da covid-19 por usuários leigos. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se pronunciou, na saída do Palácio do Planalto, a respeito da decisão e afirmou que a pasta é a favor da venda dos autotestes e que todos os brasileiros tenham acesso, em qualquer farmácia, ao produto. Lembrou também que em todas as lojas há um técnico que é "responsável" por todos os produtos farmacológicos. Para reforçar o posicionamento, comentou que o ministério distribui testes rápidos para todos os estados como medida para ampliar a testagem.

Em nota, a Anvisa informou que as duas autarquias já estão em contato para tratar do assunto. A relatora do processo, Cristiane Jourdan, informou que não obteve resposta no ofício de questionamentos sobre a nota técnica que enviou à pasta na última terça-feira (18/01).

A Anvisa decidiu que voltará a abordar o tema em uma nova votação daqui a 15 dias, de acordo como prevê o regulamento interno da agência para assuntos de caráter de urgência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação