ERRO MÉDICO

Por engano, bebê é vacinada com um frasco inteiro da Pfizer

A criança recebeu o equivalente a seis doses do imunizante contra a COVID-19; o caso está sendo acompanhado por equipes de saúde

Ana Laura Queiroz* - Estado de Minas
postado em 27/01/2022 21:10 / atualizado em 27/01/2022 21:11
 (crédito: Pxinio/Reprodução)
(crédito: Pxinio/Reprodução)

Por um erro médico, uma bebê de seis meses foi vacinada com um frasco inteiro do imunizante Pfizer contra a COVID-19, na cidade de Altinópolis, interior de São Paulo. A quantidade aplicada equivale a seis doses da vacina. No Brasil, a vacinação para crianças menores de cinco anos ainda não foi autorizada e o caso preocupou especialistas e profissionais de saúde.

De acordo com a família, a bebê deveria receber a vacina preventiva contra meningite, tétano, coqueluche e hepatite. À imprensa, a mãe afirmou que imediatamente a técnica de enfermagem, responsável pela aplicação das doses, reconheceu o erro e contatou a equipe médica e a vigilância sanitária. O caso ocorreu no dia 17 de janeiro.

A criança foi internada no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, onde permaneceu em observação por três dias. Segundo a mãe, a bebê apresentou inchaço na perna, febre e dor. Sem outras complicações médicas, recebeu alta e segue sob acompanhamento de profissionais de saúde em casa.

Quanto ao erro da técnica de enfermagem, a mãe afirma não guardar rancor e elogiou a conduta da profissional em relatar imediatamente o ocorrido.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE