manifestação

Brasil registra protestos por justiça para Moïse Kabagambe

Atos foram registrados no Rio, São Paulo, Brasília, Salvador, São Luís e Porto Alegre

Correio Braziliense
postado em 05/02/2022 13:07 / atualizado em 05/02/2022 13:53
 (crédito: MTST/ reprodução )
(crédito: MTST/ reprodução )

O Brasil registrou, em várias cidades, protestos, nesta sábado (5/2), para pedir justiça pela morte do jovem congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos.

O congolês foi espancando até a morte no último dia 24 em frente a um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Três pessoas foram presas acusadas do crime.

No Rio de Janeiro, centenas de pessoas se reuniram em frente ao quiosque Tropicália, onde o assassinato aconteceu. De lá, os manifestantes seguiram em uma passeata pela orla.


Em Brasília, o protesto ocorreu em frente ao Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios.

Em São Paulo, os movimentos ocorrem no vão do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

Já em Salvador, manifestantes se reuniram no Largo do Pelourinho e contou com a presença do Olodum.

Atos também foram registrados em Porto Alegre, Belo Horizonte e São Luís.

Medidas 

Neste sábado, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai transformar os quiosques Biruta e Tropicália em um memorial em homenagem à cultura congolesa e africana.  A gestão do local foi oferecida à família de Moïse. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação