Estados Unidos

Avião com mais de 180 brasileiros deportados dos EUA pousa em Confins

Avião decolou de El Paso, no Texas; voo é o terceiro em dois dias a trazer brasileiros barrados no país

Larissa Ricci/ Estado de Minas
postado em 05/02/2022 21:33 / atualizado em 05/02/2022 21:33
 (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
(crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)

Um voo com 187 deportados dos Estados Unidos desembarcou às 13h15 deste sábado (5/2) no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este foi o segundo maior voo com brasileiros deportados.

A BH Airport, que administra o terminal, informou que o avião decolou de El Paso, no Texas.

Ontem (4/2), outros dois voos com deportados dos Estados Unidos pousaram em Confins. Um avião com 92 brasileiros chegou às 13h, e outro, com 101, chegou ao aeroporto às 16h35. Já são 54 voos desde outubro de 2019.

A deportação está autorizada no Brasil desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitiu um parecer permitindo a medida apenas com um atestado de nacionalidade. Até 2006, o Itamaraty não permitia esse trato aos brasileiros irregulares no exterior.

A BH Airport informou que 4.211 brasileiros passaram pelo aeroporto de Confins após tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação