IMPRENSA

ANJ repudia decisões contra reportagens de O Globo

A Associação Nacional de Jornais considera que ofensiva judicial da rede de hospitais Samel é uma "tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico"

Fernanda Strickland
postado em 06/02/2022 16:44 / atualizado em 06/02/2022 16:45
 (crédito: Cb/D.A Press)
(crédito: Cb/D.A Press)

Neste domingo (6/2), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota de repúdio sobre as decisões da Justiça do Amazonas que foram contra reportagens do jornal O Globo acerca de indícios de fraude e violações éticas na rede Samel e em outros hospitais do estado.

A série de reportagens foi publicada no blog da colunista Malu Gaspar, falando sobre uso da droga proxalutamida em pacientes com covid-19.

Em nota, a ANJ manifesta profunda indignação com o pedido da Samel, negado pela Justiça, de prisão do diretor de Redação do jornal, Alan Gripp, e da repórter Malu Gaspar. "A prisão de jornalistas que cumprem integralmente sua missão de levar aos cidadãos informações de seu interesse é inadmissível na democracia", disse a entidade.

Confira nota na íntegra:

Associação Nacional de Jornais (ANJ) considera tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico a ofensiva judicial da rede de hospitais Samel contra O Globo e condena como atos inconstitucionais de censura judicial as decisões tomadas pela Justiça do Amazonas em relação às reportagens realizadas pelo jornal sobre indícios de fraude e violações éticas em unidades da Samel.

A ANJ manifesta profunda indignação com o pedido da Samel, negado pela Justiça, de prisão do diretor de Redação do jornal, Alan Gripp, e da repórter Malu Gaspar. A prisão de jornalistas que cumprem integralmente sua missão de levar aos cidadãos informações de seu interesse é inadmissível na democracia.

A ANJ recorda que, em novembro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes já havia cassado decisões da Justiça do Amazonas neste caso, considerando-as atentatórias à liberdade de imprensa.

A ANJ espera que o Poder Judiciário brasileiro, nas instâncias onde cabem recursos, encerre em definitivo essa lamentável ofensiva contra a liberdade de imprensa e ao papel do jornalismo de divulgar informações de interesse público.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação