concurso

Brasileira está entre as finalistas do Miss Alemanha 2022

A final do concurso acontece neste sábado (19/2) e será transmitida na internet

Samuel Calado
postado em 15/02/2022 12:29 / atualizado em 15/02/2022 12:38
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife, ao Miss Alemanha. A modelo brasileira e ativista Domitila Barros, de 37 anos, está entre as 22 finalistas do Miss Alemanha. O concurso, que teve início no mês de julho, e contou com 160 mulheres irá escolher a grande vencedora neste sábado (19/2), com grande evento presencial no Europa Park Arena, próximo ao Freiburg, no sul da Alemanha. Será transmitido também no link. A competição passou por uma redefinição nos últimos anos, deixando de ser apenas um concurso de beleza, para focar em outros critérios, como por exemplo, o empoderamento feminino.

As passarelas nunca estiveram nos planos de Domitila, que vive na Alemanha desde 2006. Ela embarcou para cursar Ciências Políticas e Sociais na Freie Universität Berlin. "Antes, costumavam olhar as mulheres apenas como símbolo de beleza. Hoje, com essa quebra de padrões estéticos, as selecionadas pelo concurso quebram paradigmas e representam as suas ações e atitudes", conta.

Nascida na periferia da capital pernambucana, Domitila sentiu de perto a dura realidade e o contraste social existente por trás dos cartões postais do Recife. A modelo desenvolve projetos sociais há mais de 20 anos com as famílias atendidas pela ONG CAMM (Centro de Atendimento a Meninas e Meninos), fundada pela sua mãe Roberta Barros, 57. “Eu tenho muito orgulho e muita emoção quando penso na minha infância. Mesmo numa realidade violenta, tive uma infância cheia de alegria, cheia de amigos, que levo para a vida toda. A realidade me fez ter a personalidade que tenho hoje, sem medo de correr atrás dos meus sonhos e acreditando que o céu é o limite”, ressalta.

A modelo, que nasceu na periferia do Recife, hoje disputa um dos concursos mais conceituados da Alemanha.
A modelo, que nasceu na periferia do Recife, hoje disputa um dos concursos mais conceituados da Alemanha. (foto: Reprodução/Redes Sociais )

Uma das principais bandeiras defendidas por Domitila é o ativismo socioambiental e começou numa época em que ninguém falava em moda com sustentabilidade. Através das redes sociais (@Domitilabarros), a “Artivista” (termo que une Arte + Ativismo) partilha experiências e incentiva a mudança de hábito nas pessoas. O trabalho dela já foi notado pelo próprio governo da Alemanha. 

 

Em 2021, o Ministério das Relações Exteriores do país destacou a imagem da modelo numa campanha publicitária por seu ativismo socioambiental. A lista inclui nomes como o da médica Özlem Türeci, cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19. E o reconhecimento não parou por aí: a revista americana Formidable Woman Magazine elegeu Domitila, em 2020, como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria "Artivist" (artivista, em português).

"Quero fazer a minha parte para tornar o mundo melhor e encaro o Miss Alemanha seria um grande parceiro nesta missão. Sei que não podemos fazer nada sozinhos. Por isso, acredito nessa mobilização que une habilidades de várias pessoas em prol de um único propósito: fazer mudanças significativas que contribuam para a preservação do nosso planeta", finaliza a modelo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação