Pandemia

Pesquisadores identificam linhagem da variante Ômicron em Minas

Estudos apontam que perfil é muito similar ao da Ômicron em geral, com alta transmissibilidade

Estado de Minas
postado em 15/02/2022 19:02 / atualizado em 15/02/2022 19:02
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Pesquisadores identificaram em Minas Gerais a linhagem BA.2 - 21L da variante Ômicron. A amostra foi colhida de um paciente morador de Belo Oriente, na Região do Vale do Rio Doce, infectado pela COVID-19. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde.

A descoberta foi feita pelo Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (Vigem-MG), iniciativa de vigilância genômica com o objetivo de monitorar as variantes do COVID no estado.

O Vigem-MG reúne pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Laboratório de Biologia Integrativa da Universidade Federal de Minas Gerais (LBI-UFMG), Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (Nupad-UFMG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A caracterização da variante foi incialmente realizada por genotipagem pela UFMG. As análises de genotipagem indicaram o perfil de mutações da variante Ômicron BA.2 (21-L) que foram confirmadas pelo sequenciamento do genoma

Estudos apontam que o perfil é muito similar ao da variante Ômicron em geral, com alta transmissibilidade.

O coordenador da Rede Corona-Ômica.BR-MCTI, Fernando Spilki, explicou ainda que o monitoramento é importante para acompanhar eventuais alterações no padrão de disseminação, manter o monitoramento da eficácia de vacina, entre outras aplicações.

O Ministério da Saúde reforça a importância de completar o ciclo vacinal, usar máscaras N95 e lavar as mãos com frequência.

O Estado de Minas entrou em contato com a SES-MG e aguarda posicionamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação