Visibilidade trans

Maria Antônia: a primeira coronel trans do Brasil

Aos 60 anos, a policial militar na reserva se torna a primeira mulher trans a alcançar tal patente

Izabella Caixeta - Estado de Minas
postado em 16/02/2022 15:45
Maria Antônia usa seu canal do YouTube para apresentar como passou pelo processo de transição -  (crédito:  YouTube)
Maria Antônia usa seu canal do YouTube para apresentar como passou pelo processo de transição - (crédito: YouTube)

No dia 02 de fevereiro Maria Antônia foi até Brasília retificar sua documentação militar, momento em que se tornou a primeira tenente-coronel trans do Brasil. Maria iniciou o processo de transição há quatro anos, depois de se aposentar da Polícia Militar do Distrito Federal, onde serviu por mais de 30 anos.

A identificação com o gênero feminino surgiu desde a infância, mas pelo medo da rejeição social, só iniciou o processo de transição aos 57 anos. Seus colegas de corporação e seus dois filhos, um homem de 29 anos e uma mulher de 27, aceitaram sua decisão e apenas desejam que Maria seja feliz.

Hoje, com 60 anos, a militar utiliza seu canal no YouTube para falar sobre questões de gênero, universo das mulheres trans e transição segura. Ela publica informações sobre cirurgias tendo como base as experiências pessoais no processo de transição. Também pretende entrevistar pessoas que fazem parte da luta pelos direitos das pessoas trans. Além disso, Maria tem planos de escrever um livro contando sobre sua história.

“Para que haja visibilidade, nós temos que estar vivas, cuide de todas nós, de todos e de você também. Evite a transfobia.” declarou Maria, em um vídeo divulgado no dia da visibilidade trans, 29 de janeiro.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação