coronavírus

Anvisa dá sinal verde para o 1º autoteste

Gabriela Bernardes*
postado em 18/02/2022 00:01

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, ontem, o primeiro registro de autoteste de covid-19. Trata-se do Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos, que, agora, poderá ser vendido em drogarias e estabelecimentos de saúde. O deferimento do registro ocorreu 20 dias depois de a diretoria colegiada da autarquia aprovar, por unanimidade, a venda de autoexames para o coronavírus, atendendo ao pedido feito pelo Ministério da Saúde.

Como o registro foi publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), agora a disponibilidade do produto para os consumidores depende do fabricante. O autoteste Novel utiliza uma amostra de swab nasal não profunda para detectar a presença do SARS-CoV-2 em 15 minutos e pode ser feito em casa pela própria pessoa.

Segundo a avaliação da Anvisa, que durou 16 dias, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela agência. O produto também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Segundo a Anvisa, três outros pedidos de registro de autoexame estão em análise, que já reprovou outros 10. Além desses, mais de 30 solicitações foram encaminhadas. A agência lembra que o autoteste não define um diagnóstico, que "deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico". (Com MEC)

*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags