INUSITADO

Balão com logo do SBT cai no aeroporto de Guarulhos e cobre avião; veja vídeo

O objeto não transportava pessoas, mas poderia ter causado um incidente se colidisse com as aeronaves. SBT nega relação com o voo; responsável pela soltura é procurado

Correio Braziliense
postado em 20/02/2022 19:12 / atualizado em 20/02/2022 19:16
Balão temático com logo do SBT trazia as caricaturas de personagens do programa A Praça é Nossa. Não houve feridos -  (crédito: Redes sociais/Reprodução)
Balão temático com logo do SBT trazia as caricaturas de personagens do programa A Praça é Nossa. Não houve feridos - (crédito: Redes sociais/Reprodução)

As equipes de tráfego aéreo e os passageiros presentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã deste domingo (20/2), passaram por momentos de tensão quando um balão de ar quente caiu dentro do pátio de entrada e saída de aviões. Uma espécie de faixa amarrada ao objeto cobriu uma das aeronaves do local, da companhia Gol. Por sorte, a parte que poderia causar um incidente, o motor que possibilita a movimentação do objeto, não colidiu com nenhum veículo. Veja o momento:

Não houve registro de feridos, mas o incidente paralisou as atividades no local por alguns minutos. Ao Correio, a GRU Airport, que administra o aeroporto, afirmou que a queda foi registrada às 8h40 e que "a operação foi paralisada para recolher o material". "A rápida atuação para a retirada do balão não provocou interferência ou gerou riscos nas operações, que foram normalizadas às 8h49", diz a nota. 

A aeronave atingida pela faixa não sofreu nenhum dano e pode seguir para a decolagem, com destino a Buenos Aires. A GRU Airport ainda afirmou que, nos últimos dois anos, contabilizou mais de 77 ocorrências com balões, no local. "Por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, ainda é frequente esse tipo de prática. Em 2020, a concessionária contabilizou mais de 33 ocorrências com balões. Em 2021, foram 44 registros", pontuaram.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), localizada dentro do aeroporto. A atividade de soltar balões é criminosa, de acordo com a lei de 1998.

Por esse motivo, o foco da investigação será encontrar o responsável pelo voo do objeto. De acordo com a SSP, em 2021, 43 pessoas foram presas e 113 balões foram apreendidos em São Paulo.


Balão tinha logo da SBT

O fato que chamou a atenção foi que o objeto estava decorado com a logo da emissora SBT e com caricaturas de personagens do programa humorístico da casa, o A Praça é Nossa. A faixa que era arrastada pelo balão também mostrava outros personagens da atração.

Em nota ao G1, o SBT disse não ter relação com o balão e que não apoia a soltura de artefatos do tipo.

"O SBT esclarece que o balão que caiu neste domingo dia 20 no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora não apoia a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade do fato", diz a nota.

Na internet, as imagens viralizaram e os internautas demonstraram espanto com a situação.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação