PANDEMIA

Brasil deve alcançar marca de 650 mil mortos por covid antes de 12 de março

Nesta data, há dois anos, o país registrava o primeiro óbito pelo vírus. Atualmente, a média móvel é de 824 óbitos, segundo a medição feita pelo Conass

Maria Eduarda Cardim
postado em 22/02/2022 05:57 / atualizado em 22/02/2022 05:58
 (crédito: MICHAEL DANTAS / AFP)
(crédito: MICHAEL DANTAS / AFP)

Apesar de se observar uma queda expressiva na média móvel de casos de covid-19, o Brasil ainda convive com a estabilidade nas mortes pela doença, que ontem atingiu os 824 óbitos, segundo cálculo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Esse número é a média das vidas perdidas registradas nos últimos sete dias.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde, mais 318 mortes foram confirmadas, que fizeram o país chegar às 644.604 vidas perdidas três semanas antes de completar dois anos do primeiro óbito pela doença no Brasil — ocorrida em 12 de março de 2020. Os 650 mil óbitos podem ser alcançados antes desta data.

Isso porque caso continue registrando 824 óbitos — atual média de mortes diárias — nos próximos dias, o Brasil precisaria de sete dias para chegar aos 650 mil óbitos. A previsão do Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP), aponta que a marca pode ser alcançada ainda mais rápido — já que indica que o Brasil deve alcançar 649.101 óbitos amanhã.

Na análise do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a média móvel de mortes deve sofrer uma queda nas próximas três semanas. "Temos um cenário, hoje, de queda de casos da ômicron, ainda com a média móvel de óbitos em torno de 800 mortes", admitiu.

Números da última semana epidemiológica, encerrada no último sábado, mostraram que a detecção de casos positivos por semana caiu pela terceira vez consecutiva desde quando o país atingiu o recorde de infecções em uma só semana — 1.305.447. A última semana epidemiológica também apontou uma queda do número de mortes em relação à penúltima.

A alta de casos e óbitos vista no Brasil e no mundo, logo no início deste ano, está relacionada com o surgimento da ômicron, considerada muito transmissível. No Brasil, os primeiros casos da cepa foram confirmados em 1º de dezembro de 2021. Ontem, Queiroga insistiu que a dose de reforço da vacina contra a covid-19 "é fundamental para uma proteção maior contra a variante" e acredita que o Brasil vai bem na campanha de vacinação.

Imunização

Segundo o Ministério da Saúde, já foram aplicadas 380 milhões de doses na população-alvo. No momento, 87% das pessoas com mais de 12 anos já tomaram duas doses ou a dose única. Além disso, 50,6 milhões receberam a aplicação de reforço.

Já a vacina do público entre 5 e 11 anos avança mais lentamente. Das 20,4 milhões de crianças dessa faixa etária, cerca de 5 milhões tomaram apenas a primeira dose.

Segundo o Observatório Covid-19 Fiocruz, a difusão de notícias falsas tem provocado a resistência das famílias em relação à eficácia e à segurança da imunização para essa faixa etária. Além disso, o levantamento aponta que há diferenças na vacinação de crianças entre os estados.

"Entre as unidades federativas, apenas sete possuem cobertura de primeira dose maior que a média nacional (21%): Rio Grande do Norte (32,6%), Sergipe (23,9%), Espírito Santo (21,9%), São Paulo (28,1%), Paraná (28,6 %), Rio Grande do Sul (23,2%) e o Distrito Federal (34,6%)", diz um trecho do documento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.