REPRATRIAÇÃO

Covid-19: Anvisa recomenda flexibilização de regras para entrada de ucranianos

No texto divulgado, a Anvisa frisa se tratar de uma situação excepcional e de caráter humanitário por conta do estado de guerra em curso no país do leste europeu

Cristiane Noberto
postado em 04/03/2022 00:08
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta quinta-feira (3/3), à Casa Civil que flexibilize as regras sanitárias de entrada no Brasil para as pessoas que retornam da Ucrânia, seja no voo de repatriação ou por outros meios.

No texto, a Anvisa frisa se tratar de uma situação excepcional e de caráter humanitário por conta do estado de guerra em curso no país do leste europeu. 

"Nesse cenário, a prioridade máxima deve se voltar ao acolhimento e ao resgate imediato das pessoas provenientes das regiões de conflito. Medidas de contenção e de mitigação de danos à saúde dos viajantes nessas condições podem ser adotadas, contudo, a compreensão mais ampla é de que as pessoas oriundas da região sejam prontamente acolhidas e resgatadas sem a imposição das restrições sanitárias habituais, visando a manutenção da vida", dizia o comunicado.

Na repatriação, ocorrida por meio das Forças Armadas, será dispensado a exigência de comprovação de vacinação, testagem pré-embarque e preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). A agência pede que as autoridades informem as datas de embarque e que as medidas de proteção, como uso de máscaras, entre as pessoas sejam respeitadas nos voos.

As recomendações também devem ser seguidas para os meios convencionais, e a Anvisa ainda pede a realização de quarentena para os que não estiverem vacinados. Além disso, ao chegar no Brasil, serão oferecidos testes para todos os que desembarcarem.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação