Justiça

Saiba as mudanças no novo modelo de identidade que substituirá o RG

A partir de agora, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) será a identificação única dos cidadãos

Correio Braziliense
postado em 16/03/2022 20:32
 (crédito: Divulgação/Ministério da Justiça)
(crédito: Divulgação/Ministério da Justiça)

Após anunciar em fevereiro a criação de uma nova carteira de identidade unificada que vai substituir o Registro Geral (RG) e que terá número unificado e QR Code, o Governo Federal revelou como ficará o documento visualmente. A partir de agora o documento usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

Segundo o Governo, a medida é para unificar os números de identificação entre os estados.

Anteriormente, cada estado emitia números próprios, agora eles serão de numeração única, ou seja, apenas o CPF será considerado.

Outra mudança é que a identidade terá uma versão física e virtual e também terá um QR Code, que permitirá checagem mesmo quando offline.

Além disso, a padronização funcionará para outros países, já que terá emissão em código MRZ (Machine Readable Zone) — o mesmo dos passaportes.

Vale lembrar também que a emissão será gratuita e que ainda não tem data para ocorrer, porque os órgãos de identificação de cada estado tem até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças.

Quem precisa obter a nova carteira de identidade?

O novo documento será emitido gratuitamente e por isso, todos podem tê-lo.

E quem não tem CPF?

Pessoas que ainda não têm o número do CPF, terão o número emitido no momento de solicitação de emissão do novo documento.

A partir de quando será válido?
Os órgãos de identificação de cada estado têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças, mas o Governo ainda não revelou a partir de quando o novo documento passará a ser emitido.

O RG atual deixará de existir?

Segundo a norma do governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para as pessoas com mais de 60 anos o RG ainda será aceito "por prazo indeterminado".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação