ANIMAL

Jiboia de 2m é encontrada em quintal e cobra-cipó em motor de carro

A jiboia foi encontrada em Montes Claros, no Norte de Minas; já a cobra-cipó foi capturada em Araguari, no Triângulo Mineiro

Bruno Luis Barros - Especial para o EM
postado em 30/03/2022 14:03
 (crédito: Reprodução de vídeo/Corpo de Bombeiros)
(crédito: Reprodução de vídeo/Corpo de Bombeiros)

Já pensou em acordar e dar de cara com uma jiboia de aproximadamente 2 metros no quintal da sua casa? Foi isso o que aconteceu com uma família em Montes Claros, no Norte de Minas, na tarde de segunda-feira (28/3).
Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (29/3), o animal estava enrolado no galho de uma árvore – que precisou ser cortado para descer a cobra e, consequentemente, capturá-la em segurança.

“Como o animal não apresentava nenhum ferimento aparente, ele foi solto em área de mata, longe do perímetro urbano”, detalhou a corporação.

Vale dizer que a jiboia – apesar de assustar por suas dimensões – não é venenosa. Para se alimentar, ela mata a presa por meio da constrição, interrompendo o fluxo sanguíneo.

 

Cobra-cipó é encontrada em motor de carro

Outra captura inusitada aconteceu em Araguari, no Triângulo Mineiro, também na tarde de segunda-feira, em uma locadora de automóveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado após uma cobra-cipó ser encontrada no motor de um dos veículos do estabelecimento localizado na Avenida Minas Gerais, no Centro.

Quando os militares chegaram ao local, o animal, que já tinha saído do automóvel e estava no chão, foi recolhido e, posteriormente, solto em uma área de reserva, pois não apresentava nenhum ferimento.

Embora não seja peçonhenta, a cobra-cipó é muito arisca e pode atacar os seres humanos. “Essa serpente não tem veneno, mas pode morder e causar algumas reações, como dor, queimação e coceira. Isso acontece devido à produção de uma secreção que ela utiliza para imobilizar as presas”, explica a corporação à reportagem.

Essa, sim, é venenosa!

Conforme mostrou o Estado de Minas no último domingo (27/3), uma cascavel de 1,5m foi apreendida em uma área residencial, também na cidade de Araguari. Sem tratamento, o risco de morrer após a picada chega a 70%.

Um homem que mora na Rua das Canjeranas acionou o Corpo de Bombeiros, informando que a cobra saiu do meio do mato, em frente sua residência, atravessou a via e se escondeu em um amontoado de lenhas. Ela foi capturada em segurança e ninguém se feriu.

Conforme o Instituto Butantan, o veneno da cascavel possui ação neurotóxica – ou seja, substâncias químicas altamente nocivas que envenenam o Sistema Nervoso Central (SNC).

Também podem ocorrer lesões e rupturas das fibras musculares, causando dores generalizadas, paralisia dos músculos da face e falência renal.

Como identificar uma cobra venenosa?

Conforme o Corpo de Bombeiros, as cobras venenosas possuem algumas características físicas. São elas: cabeça triangular e achatada; dentes longos na parte da frente; olhos com fenda semelhante ao olho de um gato fechado; e cauda que afina rapidamente.
Em relação ao comportamento, ela tenta atacar quando alguém chega perto – ao contrário das serpentes sem veneno, que geralmente fogem quando perseguidas.
As cascavéis, em particular, vivem, via de regra, em regiões secas, campos e no bioma brasileiro do Cerrado. Ao movimentar o guizo presente no fim da cauda, elas produzem um som, semelhante ao de um chocalho, quando se sentem ameaçadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação