Meio ambiente

Governo lança plano para recuperação de lixo e fechamento de lixões

Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), que será lançado nesta quarta-feira (13/4), vai incentivar a reciclagem de materiais e prevê o fechamento de todos os lixões do país

Raphael Pati*
postado em 13/04/2022 15:20 / atualizado em 13/04/2022 15:22
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O Ministério do Meio Ambiente lançará oficialmente, na tarde desta quarta-feira (13/4), às 17h, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares). Segundo a pasta, o decreto proporcionará benefícios como mais segurança jurídica, para atrair investimentos em infraestrutura, e logística na gestão dos resíduos.

Além disso, o plano prevê o encerramento de todos os lixões do país e o aumento da recuperação dos resíduos para cerca de 50% em 20 anos. Atualmente, apenas 2,2% do lixo produzido nos centros urbanos é reciclado.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o Planares é baseado no Marco Legal do Saneamento e no Marco Legal dos Resíduos Sólidos. Para ele, a iniciativa “trará mais segurança jurídica e previsibilidade para o investidor desenvolver infraestrutura física e logística a fim de melhorar a gestão de resíduos sólidos no país, como reciclagem, reutilização e transformação de tudo isso em uma atividade verde relevante para o Brasil."

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação