Clima

Páscoa pode ter recorde de frio em 2022 no Sudeste e no Sul do Brasil

De acordo com informações do Climatempo, a nova massa de ar de origem polar que se espalhou pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste se intensificará neste Sábado de Aleluia

Agência Estado
postado em 16/04/2022 12:37 / atualizado em 16/04/2022 12:46
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Podem tirar os casacos dos armários, pois as madrugadas deste fim de semana poderão ser ainda mais frias do que as temperaturas registradas em alguns Estados do Brasil nesta sexta-feira, 15. A expectativa é que as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santana Catarina, além do Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste, alcancem os recordes de menores números de 2022 até o momento.

De acordo com informações do Climatempo, a nova massa de ar de origem polar que se espalhou pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste se intensificará neste Sábado de Aleluia, 16, e Domingo de Páscoa, 17. Contudo, os dias terão predomínio de sol em quase todas as capitais, mas com queda dos números durante a madrugada.

Confira a expectativa:

1) Curitiba (PR): previsão de 8°C (recorde atual: 10,5°C, em 15/4)

2) Florianópolis (SC): previsão de 13°C (recorde atual: 13,1°C, em 15/4)

3) São Paulo (SP): previsão de 11°C (recorde atual: 14,6°C, em 15/4)

4) Rio de Janeiro (RJ): previsão de 15°C (recorde atual: 19,1°C, em 22/3)

5) Belo Horizonte (MG): previsão de 13°C (recorde atual: 16,7°C, em 22/3)

6) Vitória (ES): previsão de 19,0°C (recorde atual: 20,3°C, em 22/3)

7) Campo Grande (MS): previsão de 14,0°C (recorde atual: 17,4°C, em 1/4)

O risco de geada segue elevado neste sábado sobre o sul do Paraná e nas áreas de serra de Santa Catarina. Nesta sexta, inclusive, SC registrou a menor temperatura no Brasil em 2022, segundo as medições de institutos oficiais.

O novo recorde foi de -1,6°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias e em Urupema/Parque de Exposições, conforme medições realizadas pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo do Estado. O feito anterior era de -0,7°C, registrado no dia 1º de abril.

Já conforme os meteorologistas, em quase toda a região Norte e no Nordeste do Brasil, o sábado deve ser de chuva. Há risco de temporal para o Amazonas, Pará, o norte do Mato Grosso e na divisa do Tocantins com Goiás.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.