"Domínio das cidades" avança

Correio Braziliense
postado em 20/04/2022 00:01
 (crédito: LUIS ROBAYO/AFP)
(crédito: LUIS ROBAYO/AFP)

A ação de bandidos em Guarapuava (PR) constitui uma modalidade de crime que tem se tornado cada vez mais violenta e organizada. "Costuma-se chamar popularmente esses grupos por 'novo cangaço', mas o nome técnico para isso é 'domínio de cidades'", explica o especialista em segurança pública Diógenes Lucca. "São grupos de 20 a 30 pessoas, com armamento muito pesado, como fuzis, armas de calibre .50 e blindados. Eles costumam assaltar bancos e empresas de transportes de valores durante a madrugada, em um momento que a cidade está mais desprotegida e deserta. Além disso, buscam bloquear o acesso da polícia, muitas vezes através de incêndios em caminhões, como no caso de Guarapuava", esclareceu. A polícia paranaense está à caça de 30 criminosos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags