Saúde

Anvisa autoriza uso do 15º produto medicinal à base de cannabis no Brasil

Produto medicinal pode ser importado e comercializado nas farmácias do Brasil, a partir de prescrição médica e apresentação da receita especial tipo B de cor azul

Maria Eduarda Cardim
postado em 25/04/2022 16:06 / atualizado em 25/04/2022 16:07
 (crédito: kleber sales)
(crédito: kleber sales)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de um novo produto medicinal à base de cannabis nesta segunda-feira (25/4). O medicamento Canabidiol Active Pharmaceutical será fabricado no Canadá e comercializado no Brasil, contendo 20 mg/ml de canabidiol (CBD) e não mais do que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC).

Este é o 15º produto medicinal à base de cannabis aprovado pela agência brasileira. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Agora, diante da aprovação, o produto pode ser importado e comercializado nas farmácias do Brasil. A compra do produto só poderá ser feita a partir de prescrição médica e apresentação da receita especial tipo B de cor azul. 

Confira abaixo a lista dos 15 produtos à base de cannabis aprovados pela Anvisa. Entre eles, cinco são à base de extratos de cannabis sativa e 10 à base do fitofármaco canabidiol.

- Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml)

- Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/ml; 50 mg/ml?e 200 mg/ml);

- Canabidiol NuNature (17,18 mg/ml)

- Canabidiol NuNature (34,36 mg/ml)

- Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/ml)

- Canabidiol Verdemed (50 mg/ml)

- Canabidiol Belcher (150 mg/ml)

- Canabidiol Aura Pharma (50 mg/ml)

- Canabidiol Greencare (23,75 mg/ml)

- Canabidiol Verdemed (23,75 mg/ml)

- Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/ml)

- Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/ml)

- Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/mL)

- Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/ml)

- Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/ml)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação