Carnaval

Com desfile sobre Exu, Grande Rio é campeã do carnaval do Rio em título inédito

Depois de chegar ao vice-campeonato em quatro ocasiões, a escola de Caxias fatura seu primeiro título do grupo especial

Isabel Dourado*
postado em 26/04/2022 18:26 / atualizado em 26/04/2022 18:57
 (crédito: Gabriel Monteiro/Riotur)
(crédito: Gabriel Monteiro/Riotur)

A Acadêmicos do Grande Rio desmistificou o orixá Exu, o mensageiro entre o mundo espiritual e os seres humanos, e faturou de forma inédita o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. A escola foi vice-campeã do Grupo Especial do Carnaval nos anos de 2006, 2007, 2010 e 2020.

Como de costume, a escola trouxe famosos como Monique Alfradique, Bianca Andrade, Pocah, David Brazil, Gil do Vigor e a rainha de bateria Paolla Oliveira como Pombagira, a representação feminina de Exu.

A atriz comemorou a vitória em seu Twitter, logo após o resultado sair. “Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022", disse a rainha de bateria da escola.

Com o enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu, Gabriel Haddad e Leonardo Bora homenagearam o orixá que é equivocadamente associado à figura do diabo. A escola terminou a apuração com 269,9 pontos. Três décimos à frente da Beija-Flor de Nilópolis, que chegou a ultrapassar a escola tricolor de Duque de Caxias no início da contagem dos votos. A São Clemente ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro do carnaval carioca.

"O enredo é a desmistificação de Exu, é falar essa verdade do povo de Caxias, vendo a grande Rio ser campeã. Caxias é o lugar do Rio de Janeiro com maior número de terreiros de candomblé e de umbanda. A Grande Rio quando fala da verdade, a verdade não mente!", disse Arlindinho Cruz, um dos autores do samba-enredo da escola campeã.

No sábado (30/4), o desfile das campeãs contará com Acadêmicos do Salgueiro (6º lugar), Portela (5º lugar), Unidos de Vila Isabel (4º lugar), Unidos do Viradouro (3º lugar), Beija-Flor de Nilópolis (vice-campeã) e Acadêmicos do Grande Rio (campeã).

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Grande Rio é campeã, pela primeira vez, do carnaval do Rio
    Grande Rio é campeã, pela primeira vez, do carnaval do Rio Foto: Gabriel Monteiro/Riotur
  •  Members of Grande Rio samba school perform during the second night of Rio's Carnival parade at the Sambadrome Marques de Sapucai in Rio de Janeiro on April 24, 2022. (Photo by Mauro Pimentel / AFP)
      Caption
    Members of Grande Rio samba school perform during the second night of Rio's Carnival parade at the Sambadrome Marques de Sapucai in Rio de Janeiro on April 24, 2022. (Photo by Mauro Pimentel / AFP) Caption Foto: Mauro Pimentel / AFP
  • Demerson D'Alvaro como Exu: patuás trazidos da África
    Demerson D'Alvaro como Exu: patuás trazidos da África Foto: Mauro Pimentel/AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação