Educação

Inscrições do Enem começam em maio

Thays Martins
postado em 30/04/2022 00:01

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem) divulgou, ontem, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As versões impressa e digital da avaliação serão aplicadas em 13 e 20 de novembro, e as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante, no site do Inep.

Para quem não conseguiu isenção, a taxa de inscrição, no valor de R$85, deverá ser paga entre 10 e 27 de maio. O prazo final para recursos dos estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado terminou ontem.

A versão impressa do exame será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal. Já para a versão digital, foram disponibilizadas 101.100 vagas nos municípios listados no edital. Nessa versão, o exame também é aplicado nos locais de prova indicados pelo Inep já que não existe a opção de fazer o exame em casa, nem em computador particular. No Enem digital, o estudante responderá 180 questões digitalmente, mas fará uma redação manuscrita.

Segundo o edital, não será possível alterar a opção de prova impressa para digital após a inscrição. Ainda de acordo com o Inep, todas as questões da prova serão inéditas. Como acontece nos últimos anos, o exame será aplicado em dois domingos. No primeiro, em 13 de novembro, o candidato responderá a 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e produzirá a redação.

Já no segundo, 20 de novembro, a prova terá 45 questões de matemática e outras 45 questões de ciências da natureza. Neste ano, outra novidade é que serão aceitos como identificação, pela primeira vez, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. Mas, é preciso apresentar nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Este ano também trará a novidade da possibilidade de tratamento pelo nome social. Segundo o Inep, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição.

Os que não têm o nome cadastrado na Receita poderão solicitar o tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos: foto atual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho de, no máximo 2MB. (Colaborou Maria Eduarda Cardim)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags