MINAS GERAIS

Serra do Curral: artistas assinam manifesto contra exploração minerária

Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento estão entre as personalidades que assinaram o manifesto contra a exploração de mineradora na Serra do Curral

Silvia Pires - EM
postado em 03/05/2022 14:55
 (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasi)
(crédito: Fernando Frazão/Agência Brasi)

Mais de 200 artistas e escritores brasileiros assinaram um manifesto contra o projeto de mineração na Serra do Curral, aprovado na madrugada do último sábado (30/5). Entre os nomes estão artistas de peso como Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento. O documento deve ser entregue ao governador do Estado, Romeu Zema, nesta quinta-feira (5).

Na carta, os artistas pedem a suspensão da licença concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e que seja dada prioridade ao processo de tombamento pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Segundo a documentarista e diretora artística Luciana Sérvulo, coordenadora do movimento, a iniciativa busca atrair visibilidade para a causa. "Minha meta inicial era conseguir 50 nomes representativos nacionais. Já temos mais de 100. Estamos planejando uma série de ações para movimentar a sociedade. Queremos chamar bastante atenção", complementa.

Com família em Belo Horizonte, ela revela ter ficado chocada com a autorização dada à mineradora Tamisa. "Essa decisão vai na direção contrária do processo de tombamento, existem muitas irregularidades. Isso precisa ser denunciado. Nós temos que fazer barulho", afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação