covid-19

Anvisa aprova remédio de uso oral contra vírus

Correio Braziliense
postado em 05/05/2022 00:01

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, ontem, a utilização de um medicamento oral contra a covid-19, que age diretamente contra o vírus da doença, dificultando o processo de reprodução do micro-organismo. O Monulpiravir e já é utilizado em 30 países. O próximo passo é conseguir o aval da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para que possa entrar no rol de substâncias a serem empregadas contra o coronavírus.

Estudos mostram que a utilização do remédio pode reduzir em quase 90% a mortalidade de pessoas do grupo de risco, se for administrado nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas da covid. O Monulpiravir também não interfere na aplicação de remédios de uso contínuo usados por essa parcela da população.

O Monulpiravir está sendo testado para utilização em casos de contato primário com pessoas infectadas pela covid. Parte do processo de desenvolvimnento do remédio está com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — que realizará estudos para a aplicação em doenças como dengue e chikungunya.

*Estagiários sob a supervisão de Fabio Grecchi

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags