MINAS GERAIS

Ossos à mostra: homem é preso suspeito de deixar 13 cães sem comida

Conforme a Polícia Civil, três fêmeas adultas e 10 filhotes foram encontrados em um ambiente insalubre e sem comida; veja o que diz a lei

Bruno Luis Barros - EM
postado em 18/05/2022 15:55 / atualizado em 18/05/2022 15:57
 (crédito: Polícia Civil/Divulgação)
(crédito: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa terça-feira (17/5), suspeito de praticar maus-tratos contra 13 cachorros em Itajubá, no sul de Minas.

Conforme a PCMG, os animais — três fêmeas adultas e 10 filhotes — foram encontrados em um sítio, no Bairro Marins, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.

Em diligências no local, os policiais encontraram os cães presos por correntes curtas, sem alimentação, magros e em ambiente insalubre. Logo, os animais foram recolhidos e encaminhados ao veterinário, que ratificou a situação de maus-tratos.

Em uma das imagens divulgadas pela Polícia Civil mineira é possível perceber que uma das cachorras resgatadas apresenta ossos à mostra em decorrência da magreza extrema por falta de comida.

As autoridades não informaram, no entanto, para onde os animais foram levados após o atendimento médico.

O que diz a lei?

A legislação — conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/98 — assegura pena de detenção de três meses a um ano para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, além de multa.

Porém, quando se tratar de cão ou gato, a penalidade aplicada varia de dois a cinco anos de prisão, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, caso a violência ocasione a morte do animal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.