Mais casos de hepatite

Correio Braziliense
postado em 21/05/2022 00:01

O Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos de hepatite misteriosa no Brasil subiu para 58. A maior parte foi observada em São Paulo, onde 23 crianças estão sendo acompanhadas. A nova cepa da doença também atinge Minas Gerais (8), Rio Grande do Sul (5), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso do Sul (3), Santa Catarina (3), Paraná (2), Espírito Santo (2), Goiás (2), Rio Grande do Norte (1) e Maranhão (1).

No total, foram notificados 70 casos ao Ministério, mas 12 já foram descartados. Os diagnósticos dos demais ainda não foram confirmados. "Cabe ressaltar que o aumento de casos notificados é esperado e não significa agravamento da situação, e sim de maior sensibilidade da rede de saúde", informou o ministério, por meio de nota. A pasta montou uma estrutura para ampliar a notificação de casos e orienta aos profissionais de saúde que suspeitas sejam notificadas imediatamente.

Uma das hipóteses é de que a doença tenha a ver com o Adenovírus 41, causador de resfriado, que foi encontrado em 2/3 das crianças. Vale lembrar que a OMS já descartou a relação dos casos com a vacinação contra covid-19, já que a maior parte dos afetados não foi imunizado.

Na visão da infectologista Ana Helena Germoglio, a situação pode se tornar preocupante caso a incidência da doença continue aumentando. "Se houver mais casos, se torna preocupante, porque a maioria evoluiu para a hepatite fulminante, que é aquela que precisa de transplante hepático. A gente sabe que a situação dos transplantes no Brasil está longe de ser a ideal, e esse tipo de paciente, quando acontece esse tipo de hepatite aguda, tem prioridade na fila dos transplantes. Então vai prejudicar não apenas esses pacientes, mas também outros que estão na fila dos transplantes". (MEA)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags